A sequência das cinco palestras que compuseram a sessão “Aorta Ascendente” foi aberta pelo Dr. Pompilio Sampaio (BA), cirurgião cardiovascular, que falou sobre “Indicações e vantagens da Tromba de Elefante Congelada (FET)”, explicando sobre as patologias, estudos, técnicas, uso de próteses e tratamentos.
“A Tromba de Elefante Congelada ainda é o padrão-ouro no tratamento do arco aórtico, porém é uma cirurgia bastante desafiadora”, destacou. Em seguida, o também cirurgião cardiovascular Dr. Luciano Rapold (BA) trouxe a palestra “Técnicas minimamente invasivas – o que esperar do futuro”, destacando, principalmente, dois tratamentos cirúrgicos específicos, a Toracotomia lateral e Esternotomia parcial.
Na sequência da sessão “Aorta Ascendente”, Dr. Marco Guedes (BA) explicou sobre “Estratégias para perfusão e monitorização cerebral”, em que detalhou métodos de proteção cerebral.
De São Paulo, o cardiologista, Dr. Vagner Madrini, falou sobre “Diâmetros para indicação cirúrgica – o racional das mudanças no Guideline da American Heart Association”.