Dando sequência à sessão “Aorta Torácica e Toraco-Abdominal”, Dr. Rubens Pierry (BA), falou sobre “Quais critérios realmente importam na Dissecção Tipo B não complicada?” e foi seguido por Dr. Carlos Abath (PE), referência em comorbidades aórticas, que trouxe a palestra “Dissecção Aórtica residual – estratégias para oclusão da falsa luz”, em que discorreu brevemente sobre técnicas de tratamento de dissecção crônica comumente usadas em diversas parte do mundo e também no Brasil, com ou sem o uso de dispositivos.
Fechando a sessão, a aguardada participação do Dr. Athanasios Katsargyris (GER/GRE), médico grego que atua na Alemanha, especialista em cirurgia da Aorta, com a palestra “Long-term outcomes of FEVAR for Pararenal Aneurysms; 10-year experience in Nuremberg”. Em sua fala, apresentou estudos de casos clínicos sobre resultados a longo prazo de correção endovascular de aneurisma de aorta fenestrada, ou Fenestrated Endovascular Aortic Repair (FEVAR), realizados em sua atuação de dez anos de experiência no Nuremberg Hospital, na Alemanha.
O debate, bastante concorrido, coroou a plenária com contribuições ricas e importantes de diversos especialistas. A experiência do Nuremberg Hospital em tratamentos cirúrgicos foi um dos pontos altos, gerando diversas trocas entre os participantes.