A última, mas não menos importante, sessão da primeira edição do AortaTalks, fechou o evento com excelência. Mediada pelo cirurgião vascular Dr. José Siqueira (BA) e tendo como debatedores o Dr. Rodrigo Carvalho, cirurgião vascular da Clínica IVA e membro da Comissão Científica do evento, além do também cirurgião vascular Dr. Maurício Aquino (BA).
Na pauta, abrindo as falas da sessão, a palestra “Quando preservar o fluxo das artérias Ilíacas internas nos Aneurismas Arto-Ilíacos”, proferida pelo cirurgião vascular Dr. Gutemberg Gurgel (RN). Em seguida, o cirurgião vascular Dr. André Pinheiro (BA) compartilhou sobre “Próteses Modificadas (PMEGs) são uma importante ferramenta para o cirurgião vascular moderno”, em uma palestra bastante expositiva e objetiva sobre os diversos dispositivos disponíveis atualmente para utilização em tratamentos cirúrgicos, mostrando, inclusive a sua aplicabilidade em diversos casos clínicos cirúrgicos apresentados.
A sessão seguiu com a apresentação da Dra. Grace Mulatti (SP), diretora científica da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), que trouxe “Guideline Brasileiro para os Aneurismas da Aorta Abdominal – principais mensagens”, apresentando as novas diretrizes recém apresentadas pela SBACV para a patologia. “Tivemos um rigor científico muito grande, e houve um preparo do grupo para aprender exatamente como escrever uma diretriz. Este trabalho traz 267 referências e 13 tabelas de recomendação”, destacou.
Na sequência, a palestra “O conceito de colo hostil e alternativas de tratamento”, foi apresentada pelo Dr. Edwaldo Joviliano (SP), Diretor Científico sobre Novas Diretrizes da SBACV, detalhando as características da comorbidade e apontando para os tratamentos mais indicados. A última palestra do evento, “Reasons and outcomes of open AAA repair in a high volume endovascular center”, ficou a cargo do palestrante internacional, o cirurgião vascular Dr. Athanasios Katsargyris (GER/GRE), trazendo, principalmente, resultados do reparo aberto de aneurisma da Aorta Abdominal em um centro endovascular de alto volume, em que compartilhou, pela segunda vez no dia, a sua experiência de atuação no Nuremberg Hospital, da Alemanha.